Tony Carreira
Ainda no Armadouro, pequena terra da Beira Baixa onde cresceu até emigrar para França, começou a sonhar com a música, mas só muito mais tarde, já em Paris, é que conseguiu concretizar o seu ensejo. Depois de muitos anos a cantar na comunidade portuguesa de Paris com a banda “Irmãos 5”, em Março de 1988 consegue, finalmente, gravar o seu primeiro single, na sequência da sua participação no Festival da Canção da Figueira da Foz, por sugestão e impulso do seu irmão José Antunes. No entanto, passariam ainda mais alguns anos até que o seu talento fosse verdadeiramente reconhecido e a sua música começasse a ganhar um público fiel.
A partir dos anos 90 e até aos dias de hoje, de forma sólida e sustentada, com trabalhos cada vez mais equilibrados e do agrado do grande público, Tony Carreira conseguiu, pouco a pouco, consolidar-se como verdadeiro cantor romântico, com as baladas a assumirem uma preponderância cada vez maior na sua música. Hoje, com 30 anos de carreira, soma 14 álbuns de originais, 48 discos de platina e mais de 3 milhões de discos vendidos. Já esgotou, em várias ocasiões, alguns dos mais importantes e carismáticos recintos de espectáculos do Mundo, como os incontornáveis Olympia e Zenith em Paris, o imponente Emperors Palace na África do Sul, o marcante Queen Elizabeth nos Estados Unidos, ou a mítica Brixton Academy em Londres, só para citar os mais marcantes.
Contudo, independentemente do enorme carinho com que é brindado pelos palcos dos quatro cantos do Globo, e da eterna gratidão que Tony sente pelos seus fãs espalhados pelo Mundo inteiro, é com enorme orgulho que vê reconhecido o facto de ter sido o primeiro e único artista nacional a encher todas as grandes salas do País, cada uma delas em mais do que uma ocasião. Coliseu dos Recreios, Coliseu do Porto, Pavilhão Rosa Mota, Pavilhão Atlântico e Campo Pequeno são apenas alguns exemplos de recintos que já receberam memoráveis enchentes em concertos de Tony Carreira
Mais Informações
Discografia
Álbuns de estúdio
- 1991 É Verão Portugal (Discossete)
- 1992 Canta Canta Portugal (Discossete)
- 1993 Português De Alma E Coração (Espacial)
- 1994 Adeus Amigo (Espacial)
- 1995 Ai Destino (Espacial)
- 1996 Adeus Até Um Dia (Espacial)
- 1997 Coração Perdido (Espacial)
- 1998 Sonhador, Sonhador (Espacial)
- 1999 Dois Corações Sozinhos (Espacial)
- 2001 Cantor de Sonhos (Espacial)
- 2002 Passionita Lolita (POMME)
- 2004 Vagabundo Por Amor (Espacial)
- 2006 A Vida Que Eu Escolhi (Espacial)
- 2008 O Homem Que Sou (Farol Música)
- 2010 O Mesmo de Sempre ( Farol)
- 2014 Nos fiançailles France/Portugal (Sony Music Smart)
- 2014 Sempre ( Farol)
- 2016 Mon fado (Sony Music Smart)
- 2017 Sempre Mais (Sony Music Portugal)
- 2017 Le Coeur Des Femmes (Sony Music France et Smart)
- 2021 Recomeçar
Compilações - 2008 Best Of 20 Anos de Canções (Espacial)
- 2010 Reste (Pomme Music)
- 2011 Best Of 20 Anos de Canções Vol. 2 (Espacial)
- 2012 Essencial (Farol)
Álbuns ao vivo
- 2000 Ao Vivo No Olympia (Espacial)
Extras: 4 temas inéditos de estúdio:,,”Quem era eu sem ti”, Eras tu (a metade de mim)”,”Se acordo e tu não estás” e “Por ti (tudo faria outra vez)” - 2003 15 anos de Canções – Ao Vivo No Pavilhão Atlântico (Espacial)
Extras: 4 temas inéditos de estúdio:,”Quem esqueceu não chora”, Tu levaste a minha vida”,”Tudo em mim” e “Com a escola da vida” - 2006 Ao Vivo No Coliseu (Espacial)
Extras: 2 temas inéditos de estúdio: “Mesmo que seja mentira” e “É melhor (dizer adeus)” temas que vieram a ser editados no CD “A vida que eu escolhi” lançado no mesmo ano. - 2013 Tony Carreira 25 Anos (Farol)
Extras:3 inéditos de estúdio (“Mais que um irmão”, “Foi a nossa história” e “Não queiras voltar p’ra mim”) e o documentário “Sonhos de Menino”. - 2018 As Canções das nossas vidas – Acústico (Sony Music Portugal et Regi-concerto lda)
Extras: 3 inéditos de estúdio (” Cosas del amor “,” Nunca mais “e “Nesse dia” )