POPULAR

Toka & Dança

Toka & Dança

“Tokam e Dançam” de Marco de Canaveses para o mundo.
Começaram por animar as festas de família e, atualmente, pisam palcos por todo o país e em qualquer sítio onde existam portugueses. “Toka & Dança”, a banda mais conhecida do Marco de Canaveses, criada em 2017, e com dois discos lançados, animam as pessoas onde quer que estejam, aproximam os emigrantes de Portugal e acumulam sucessos ano após ano.

Rafael Monteiro, 22 anos, é o porta-voz da banda composta pela irmã, Francisca Monteiro, 13 anos, e pelos primos Diogo Martins, 16 anos e Marco Pinto, 17.

O primeiro projeto em que estes jovens estiveram envolvidos foi “Concertinas do Tâmega”, sem ganhar nada, apenas para darem a conhecer o grupo. Mais tarde, resolveram criar uma banda com uma imagem renovada, com características próprias e com um nome que foi dado pelos próprios fãs. “Ouvimos os fãs a chamarem-nos de banda que toca e dança, gostamos do nome e ficou”, conta Francisca Monteiro.

No primeiro ano como banda, lançaram o seu primeiro álbum, “Vira que Vira”, que vendeu mais de 2 mil cópias.

As músicas são escritas “por um grande amigo”, Álvaro de Castro, mas “todos colaboram” nas suas criações, disse Diogo Martins.

Os membros da banda, quando começaram, nunca pensaram que teriam tanto sucesso. “Sabíamos que marcávamos a diferença e já nos diferenciavam por cantarmos, dançarmos e alegrarmos. Sabíamos, por parte do público, que teríamos algum sucesso, só não sabíamos que seria tão grande”, refere a artista mais nova e vocalista da banda.

A projeção da banda aumentou com o lançamento do segundo disco, “Rimbó Malho”, em 2018. Este trabalho é a continuação do primeiro, mantendo o mesmo registo de música popular.

Um dos temas principais deste álbum, que dá nome ao disco, é dedicado aos emigrantes portugueses. “As pessoas pensam que ser emigrante é fácil e não é. «Rimbó Malho» é uma expressão de protesto”, explicou Rafael Monteiro.

O número de vendas deste disco, atingiu um novo recorde, face ao primeiro, tendo sido vendidos mais de 3 mil cópias.

O objetivo da banda passa por chegar cada vez a mais pessoas. “O nosso público-alvo é completamente diferente das nossas faixas etárias, é tudo gente de 35 anos para cima. Tentamos mudar isso e chamar gente mais nova”. Mesmo com o número elevado de concertos, a banda deseja sempre atingir novos palcos: “quando se anda por gosto e quando fazemos as coisas por gosto temos sempre metas a atingir”, explica o porta-voz da banda, acrescentando que os Toka & Dança nunca estão satisfeitos com o que têm e querem sempre mais.

Hoje, a banda atua em todo lado incluindo no estrangeiro. “Vamos para a Suíça, França, Canadá… onde houver portugueses nós estamos lá”, salienta Rafael Monteiro.

As músicas, apesar do estilo continuar a ser popular, tentam ser diferentes e por isso a banda vai buscar inspirações a outros estilos musicais, como o sertanejo brasileiro, o kuduro e ainda baladas, algo que não é muito comum na música popular portuguesa.

Discografia

Álbuns

  • Vem sorrir (2023)
Gostaria de obter mais informações sobre o artista

Fale connosco, Nós tratamos de tudo!

Contacto VIP on Stage

Similar works

marotos

Marotos da Concertina

POPULAR
1900x1900 000000 80 0 0

Os Pêgas

POPULAR
banda tokadancar

Tokadançar

POPULAR