Gisela João
Gisela João Gomes Remelhe (Barcelos, Barcelos, 6 de novembro de 1983) mais conhecida como Gisela João é uma fadista portuguesa.
Uma das vozes do fado, Gisela João é uma importante intérprete da música portuguesa da atualidade, reconhecida com os prêmios Blitz, Time Out, Expresso e o Globo de Ouro para Melhor Intérprete Nacional.
A presença de Gisela em palcos nacionais e internacionais, bem como as suas atuações, foram determinantes para que se consagrasse como intérprete da música portuguesa, apresentando um Fado contemporâneo sem desvios nem artifícios, enfatizando a tradição e a autenticidade deste estilo.
Gisela começou a interessar-se pelo Fado com oito anos. Entre os 16 e 17 anos de idade, cantou para a “Adega Lusitana”, em Barcelos. Em 2000, mudou-se para o Porto para estudar Design, onde começou a cantar em mais uma casa de Fado. Viveu durante seis anos no Porto para, finalmente, o canto impor a sua vontade e a levar para Lisboa.
Em 2009, gravou um álbum com o grupo Atlantihda. É um dos nomes convidados no disco de Fernando Alvim, histórico guitarrista português e “cúmplice” de Carlos Paredes, intitulado “O Fado E As Canções do Alvim” (2011). Participou como Fadista no filme “O Grande Kilapy” (2012).
Numa pequena casa “emprestada” na Mouraria, debateu-se com o peso imenso da solidão, pensou várias vezes em desistir, mas resistiu. Conquistou primeiro meia Lisboa e depois Lisboa inteira, das Casas de Fado à mítica discoteca Lux e do Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém ao Teatro São Luiz.
Discografia
A solo
Estúdio
- Gisela João (CD, Edições Valentim de Carvalho, 2013)
- Nua (CD, Edições Valentim de Carvalho, 2016)
- Aurora (2021)
Ao Vivo
- Sem Filtro (CD, Edições Blitz, 2015)
- Ao Vivo (CD+LP, Edições Valentim de Carvalo | Exclusivo Fnac, 2015)
Colaborações
- Fernando Alvim – (2011) – Os Versos De Um Fado
- Paulo de Carvalho (2012) – Em Louvor das Santas
- Capicua (2014) – Soldadinho
- Coração d’Ouro (2015) – Coração d’Ouro
- Amália: As Vozes Do Fado (2015) – Medo / Meu Limão De Amargura (Meu Amor, Meu Amor)